6 Dicas Para Sua Empresa Se Destacar em Ano de Crise

Empresa
Autor: JHM Máquinas | Publicado: 01 abril 2015

1. Inove

Busque sempre redescobrir o seu negócio. É possível que existam novos mercados com grande potencial. Fuja da mesmice e encoraje a sua equipe a ter ideias inovadoras. Às vezes aquele profissional de quem você menos espera pode ter uma ideia genial. Ele só precisa do incentivo.

2. Reduza Custos Fixos

Uma dica aparentemente óbvia, mas que muitas vezes não recebe a atenção que merece. Minimizar o ponto de equilíbrio é sempre uma ótima opção para enfrentar crises. Elimine desperdícios, evite criar despesas novas e reduza gastos desnecessários. Separe uma tarde para conversar com pessoas de cada setor e entender o processo de trabalho deles. Muitas vezes, por ser muito repetitivo, um processo é tão natural para seus funcionários, que eles não percebem que existem outras maneiras mais eficientes de desempenhar aquela tarefa.

3. Saiba o que Salvar

Se a sua casa pegasse fogo você saberia o que seria importante salvar e o que deixar para trás. Pense do mesmo jeito em relação à sua empresa quando a crise chega. Um dos maiores motivos para negócios irem à falência é a ideia de que é preciso salvar absolutamente tudo da sua empresa. Esse processo não precisa ser tão “Tudo ou Nada”. É preciso saber quais áreas da empresa são as mais valiosas e investir mais nelas. Mesmo que, a princípio, nenhuma área seja facilmente dispensável, é certo que algumas irão causar menos estrago caso deixem de existir.

4. Tenha Paciência

Ter sangue frio é imprescindível nessas horas. Estudos de mercado e conhecimento do cenário no qual a empresa se encontra fazem toda a diferença. Não tome decisões bruscas e não planejadas. Surgiu uma situação desastrosa? Pare; pense; converse com seus funcionários. Muitas vezes um outro ponto de vista pode mudar inteiramente a sua interpretação da situação.

5. Invista em Publicidade

Investir em um plano de comunicação e mídias em um momento de crise não parece ser o ideal, pois não é imprescindível para o negócio funcionar. A questão é que, em momentos como esse, todos os seus concorrentes estarão cortando gastos de publicidade. Se feito com cuidado e precisão, esse é o momento perfeito para abocanhar a uma parcela maior do mercado consumidor.

6. Dê Incentivos

Dar um motivo a mais para que sua equipe de vendas dê o melhor de si é uma medida fácil e que não precisa de muito esforço, mas o resultado pode ser surpreendente. O investimento não precisa ser grande. Qualquer coisa que tire os seus funcionários da mesmice e faça com que eles fiquem com sede de fechar negócios pode fazer toda a diferença.