Muitos empresários vêm apostando em parcerias para driblar os contornos da crise econômica. Com o mercado extremamente segmentado, especialistas e generalistas caminham de braços dados em muitos negócios.
Empresários também buscam soluções econômicas para se manter focados em estratégias de superação de obstáculos ou mesmo de entraves financeiros. A solução aqui tem sido a terceirização de mão de obra. Com um cenário de competição acirrada especialistas em diversas áreas oferecem seus serviços ao mercado, e com isso há o barateamento do custo dos serviços, premiando, por assim dizer, o empresário contratante que precisa continuar competitivo no seu negócio.
Com isso, aqueles que se especializam podem ganhar outro tipo de know-how trabalhando com generalistas, e vice-versa. Assim se encontra um respiradouro para que profissionais e empresários conservem-se na rota. Isso mesmo que à custa de baixo crescimento como parece ser o caso das crises econômicas que afetam praticamente todos os setores da atividade econômica produtiva do país.
As oportunidades em tempos de crise aparecem, por isso o conselho de especialistas é pensar fora da caixa, ver chances onde outros podem ver somente empecilhos. É assim que muitos empresários avaliam que arregaçar as mangas nos tempos bicudos é melhor que ficar paralisado esperando tempos melhores. Quem sabe faz a hora, diz a canção popular!