Não raro acontece de se ter ideia de negócios potenciais, mas que, naquele instante, não eram factíveis.
Mas, e nos tempos de crise? Será que a hora é agora?
Como diz aquela canção popular, “quem sabe faz a hora, não espera acontecer”.
Crise acontece para ser superada. O empreendedorismo nacional mostra seu vigor sobretudo nesses tempos em que o assunto principal é pintar de vermelho não somente as contas públicas do governo e das empresas, mas também o horizonte de muitas boas ideias.
Isso só reforça que uma crise só tem razão de ser quando cumpre seu papel principal de fazer despertar o gênio humano e sua capacidade incrível de superação.
Isso revela outro dado não menos importante: não existe crise invencível. Uma simples mudança de ponto de vista, ou uma mudança de paradigma por exemplo, pode ser o suficiente para derrotá-la. Quando se trata de crise econômica, essa receita também pode ser eficaz pois aquilo que assola um país terá força proporcional contrária – um povo inteiro – lutando com seu vigor e criatividade para superar a situação difícil.
Fazer diferente alguma coisa que repetimos à exaustão traz grande potencial para as mudanças. Por isso que empreender é o melhor negócio em tempos de crise. Os números no país o confirmam, e a disposição de vários setores da sociedade também. Assim não há crise que fique em pé!