A embalagem de produtos, um item que precisa de atenção

Embalagem de produtos
Autor: JHM Máquinas | Publicado: 19 abril 2018

Você dá a devida atenção para o seu processo de embalagem de produtos? Apesar de parecer uma etapa simples, esse item requer mais atenção do que parece. A forma como os alimentos são embalados pode afetar a qualidade e, mais do que isso, gerar mais lucros para a sua empresa!

As funções básicas são óbvias: proteger e permitir um transporte mais prático. Vamos conhecer melhor a importância da embalagem de produtos?

  1. Preservação dos alimentos

A proteção que embalagem de produtos fornece é mais importante do que parece.

Ela ajuda a preservar os alimentos, aumentando a vida útil dos mesmos e levando praticidade ao consumidor.

Quanto melhor é o processo de selagem da embalagem, melhor se torna essa preservação, diminuindo os riscos de contaminação e estrago dos alimentos. Seu consumidor está atento ao estado da embalagem de produtos e prefere sempre comprar aquela que está em boas condições.

  1.  Capacidade informacional

Cores, textos, dados importantes… É na embalagem que o consumidor pode observar todas as informações que destacam o seu produto da concorrência. O rótulo que você acopla tem grande relevância.

Há vários tipos de embalagem de produtos e você pode adicionar o rótulo como achar mais interessante, mas um item que é extremamente necessário são as datas de fabricação e validade do produto.

A maioria dos consumidores está acostumada a verificar até quando poderá consumir o alimento em questão. Por isso, essa é uma das informações mais importantes. Os ingredientes também devem ser adicionados, principalmente se tiverem algo que afeta pessoas alérgicas.

  1. Aumentar a atratividade

Através dos rótulos, a embalagem de produtos é um item que influencia bastante nas vendas. O rótulo traz não só as informações, mas pode ter um design bem criativo, atraindo os consumidores de diversas formas.

O formato da embalagem também pode ser um diferencial. Cada segmento possui uma tendência padrão e, a partir do momento em que você inova, pode passar a se destacar.

  1. Evitar prejuízos e desperdícios

O formato e o tamanho dela podem ser bem convenientes no aumento dos lucros: quanto mais fácil o produto estiver para ser transportado, maior será a quantidade em uma mesma viagem durante a logística.

A forma como o seu processo de empacotamento é gerenciado também pode ajudar bastante na redução de desperdícios. Máquinas e equipamentos adequados ajudam a separar a quantidade exata dos alimentos, garantindo uma quantidade maior de embalagem de produtos no final do processo.

As seladoras automáticas são bons exemplo, já que costumam garantir um padrão de qualidade, independente do tipo de fechamento nas embalagens. Além disso, possuem várias outras vantagens.

Que tal conferir por que uma seladora automática facilita produtividade nas indústrias?