Evitar desperdício é meta alcançada com máquinas pesadoras

Evitar desperdício
Autor: JHM Máquinas | Publicado: 03 agosto 2018

Reduzir custos de produção é sempre bom, mas qual é a sua estratégia para atingir esse objetivo? No ramo alimentício, principalmente, evitar desperdício é uma forma bem prática para cumpri-lo. Tanto na hora de misturar os ingredientes para a produção quanto na hora de embalar os produtos, você precisa ter estratégias eficazes para verificar a quantidade adequada a ser separada.

Utilizações impróprias impactam negativamente no capital financeiro da empresa e, mais do que isso, podem prejudicar a qualidade dos seus produtos. Mas temos uma dica para de resolver esse problema de forma eficaz: a instalação de máquinas pesadoras no processo de produção.

Elas são ideais para a etapa de empacotamento, quando o peso determinado para cada embalagem é separado, e podem até ser utilizadas para calcular a quantidade certa dos ingredientes, garantindo alimentos de qualidade padronizada.

A pesadora, bem como uma máquina contadora (que possui função semelhante, mas para separar unidades), é um equipamento de extrema relevância para evitar desperdício nas indústrias, já que faz de forma muito mais eficiente o trabalho de separação do produto que seria do operário.

Mas isso não significa que o operário se torna descartável. Pelo contrário, é ele quem vai operar a máquina e fica responsável por alimentá-la com o produto. Aliada a outros equipamentos, a pesadora cumpre um papel muito importante na automação industrial, permitindo menor mão de obra e concentração de esforços em outras atividades.

Como evitar desperdício no empacotamento

Em um processo de empacotamento manual, a pesagem dos produtos é feita sempre pensando em uma margem de erro. Todo empresário do ramo alimentício deve saber que existe uma multa para produtos que não cumpram o peso mínimo indicado na embalagem. Por isso, o procedimento mais comum nos processos manuais é ultrapassar levemente a indicação.

Pensando em larga escala de produção ou até em longo prazo, já dá para imaginar que essa estratégia gera um prejuízo bastante considerável para a empresa. E é aí que entra a pesadora automática!

Essa máquina inteligente ajusta o peso exato do produto a ser embalado, o que permite que o resultado final apresente mais unidades para a venda. Consequentemente, aquela quantidade extra que iria dentro das embalagens deixa de ser perdida para se converter em lucro.

Viu só como uma pesadora ajuda a evitar desperdício? Então que tal investir em um maquinário de qualidade para a sua produção?

Você encontra pesadoras modernas e de qualidade na JHM Máquinas, que procura sempre adequar praticidade a pequenos e grandes negócios. De tamanho reduzido, elas são muito fáceis de serem instaladas, encaixando-se também com outros produtos que a JHM fornece.

Confira a linha de produtos da JHM e conheça o maquinário ideal para facilitar a rotina da sua produção!