Como reduzir a manutenção de máquinas com o equipamento correto – Evite assistência técnica

manutenção de máquinas
Autor: JHM Máquinas | Publicado: 11 janeiro 2019

A manutenção de máquinas é um custo frequente no setor industrial, pois elas precisam estar sempre em ordem para operar.

A menor possibilidade de problema pode parar a produção e afetar o processo em grande escala. É com o objetivo de evitar essas paradas que a manutenção é executada oportunamente.

Cada fábrica tem os seus procedimentos para cuidar do equipamento. Enquanto a manutenção de máquinas não deve ser ignorada, ela pode ao menos ser menos frequente se a empresa apostar na aquisição dos maquinários certos. Isso implica tanto no material mais adequado para os processos como na qualidade e eficiência do equipamento.

A importância da manutenção de máquinas

A manutenção de máquinas se mostra importante para evitar as paradas de máquinas, substituição precoce de equipamento e até mesmo para garantir a segurança dos funcionários.

As paradas de máquinas impactam amplamente na produção, já que ocupam um tempo precioso que poderia ser utilizado no processo normal. Além disso, um equipamento com problemas infere em pior desempenho, baixa qualidade e menor produtividade.

Já a substituição precoce do equipamento resulta em custos elevados para a empresa. Equipamentos e máquinas de baixa qualidade possuem vida útil menor, confirmando a importância de investir em maquinários certos.

Então não adianta postergar a manutenção para diminuir sua frequência e os custos.  Isso pode representar perdas significativas para a empresa e elevar os riscos de consertos do maquinário, que também têm custos altos.

Vale ressaltar ainda que um equipamento em mau funcionamento representa perigo na estação, já que pode provocar acidentes e até incêndios. Por isso, a verificação deve estar sempre nas prioridades. Máquinas que apresentam problemas constantes sempre exigirão maior cuidado e manutenção mais frequente.

Há vários detalhes que influenciam na periodicidade de manutenção de máquinas, inclusive a correta utilização delas.

Como selecionar o seu maquinário

A melhor tática para diminuir a necessidade frequente de manutenção de máquina é de fato apostar em um maquinário eficiente e de boa qualidade. Para isso, deve-se analisar informações relevantes na hora da aquisição, como o prazo de garantia e o histórico do fornecedor.

O equipamento para a linha de produção deve ser pensado de acordo com o processo completo, desde as opções disponíveis para fabricar o produto em questão, que pode ser um alimento, peças mecânicas etc., até as máquinas empacotadoras, que o embalam.

Uma dica é identificar as máquinas mais modernas, muitas vezes disponibilizadas por empresas pioneiras.

Você sabia, por exemplo, que a JHM Máquinas é a pioneira em máquinas empacotadoras.

Você sabe quais são as principais ferramentas para a fase de embalagem na sua linha de produção? Cada setor tem uma necessidade diferente, mas você pode conferir o que se encaixa para a sua empresa no nosso e-book “Indústria alimentícia: 7 máquinas importantes para a linha de produção”.

 

Precisa de assistência técnica em algum de nossos equipamentos? Entre em contato clicando aqui 

Baixe gratuitamente o E-book para saber a melhor forma de
modernizar e automatizar a sua produção!