Pesagem manual de produtos X pesagem automática

Pesadora automática - Pesagem manual de produtos X pesagem automática- jhm
Autor: admin | Publicado: 19 fevereiro 2020

Nas indústrias, é importante determinar a quantidade de produtos na hora de embalar. Isso traz uma série de benefícios para o mercado, mas qual é a diferença entre a pesagem manual de produtos e a pesagem automática?

Os dois modelos compartilham diversas vantagens, mas também têm as suas peculiaridades. Enquanto alguns podem achar que a pesagem manual é mais confiável, a pesagem automática pode ser mais segura?

Quer entender melhor esse contexto? Então continue a leitura!

Vantagens gerais da pesagem de produtos

Independente do formato escolhido, a pesagem de produtos nos processos industriais auxilia no controle de produção por uma série de fatores. Além de reduzir o desperdício e manter uma melhor padronização das embalagens, melhora toda a gestão de estoque.

Um processo com a contagem de alimentos e produtos consegue quantificar o peso ideal para cada embalagem. Isso garante que o cliente pague pelo valor justo, ao mesmo tempo em que a empresa deixa de perder lucro em casos de embalagens com quantidades maiores do que deveria.

Assim, esse contexto facilita ter uma melhor gestão dos insumos, economizando em matéria-prima e administrando melhor os estoques. Toda a gestão financeira também é beneficiada, melhorando os lucros e reduzindo custos.

Pesagem manual de produtos

A grande vantagem da pesagem manual de produtos é que há alguém controlando diretamente os valores apresentados nas balanças. Com isso, os gestores se sentem mais seguros de que as quantidades estão dentro das normas necessárias.

O funcionário responsável acompanha diretamente as etapas do processo, especificando as taras dos produtos e repassando os valores identificados na balança. Muitos gestores sentem mais confiança no fato de saber que alguém realmente conferiu se a quantidade está adequada para que o produto seja embalado.

Mas será que essas vantagens realmente se sustentam? Vamos ver como funciona a pesagem automática!

Pesagem automática de produtos

Na pesagem automática, a máquina é responsável por determinar se o peso dos produtos está adequado para a embalagem. Embora seja um processo sem a interferência humana, na verdade, é possível ter alguém acompanhando o trabalho. E as vantagens vão muito além!

Precisão

Ainda assim, os parâmetros programados no equipamento garantem uma pesagem muito mais precisa. Enquanto uma pessoa faria a separação por valor aproximado — se uma embalagem precise ter 50 g, por exemplo, a pesagem pode ter 53 gramas — a máquina executará a tarefa com a quantidade realmente especificada.

Dessa forma, o processo se torna muito mais pontual, gera mais economia e redução de desperdícios de insumos. A empresa, consequentemente, é favorecida com uma melhor gestão dos recursos em relação ao processo manual.

Redução de riscos

Outro benefício é em relação à qualidade de informações embalagens. As máquinas que geram a tara e informações como validade providenciam o carimbo em 100% das vezes. Enquanto isso, o processo manual está sujeito à falha humana, como esquecimentos e confusões nas embalagens.

Velocidade

A velocidade é outro fator de destaque na pesagem automática de produtos. Isso porque a máquina pode trabalhar ininterruptamente, sem precisar de um período de descanso. Ela realiza as atividades sempre no mesmo ritmo de produção, a menos que suas configurações sejam alteradas.

Se o trabalho é feito por uma equipe humana, cada ação é feita em um tempo diferente, prolongando o prazo de execução na grande maioria das vezes.

Automatizar ou não automatizar: eis a questão

Ao verificar as características e vantagens da pesagem automática em comparação com pesagem manual de produtos, temos uma visão esclarecedora de como a automatização dos processos é o melhor caminho.

Você pode, ainda assim, entender que essa decisão não é o melhor caminho para o seu negócio. Na realidade, a pesagem manual só se torna aceitável em pequenas produções, onde não é necessário grandes equipes e equipamentos diversos.

Para indústrias e grandes empresas, a automação é o futuro, porque gera maior escalabilidade do negócio e melhor gestão no contexto geral. Por isso, a JHM Máquinas desenvolve equipamentos de qualidade garantida para ajudar a sua produção a melhorar o controle das embalagens, com os pesos nas medidas certas.

Confira o nosso catálogo de pesadoras automáticas, escolha a máquina mais adequada ao seu formato de produção e entre em contato com a nossa equipe de vendas!