5 motivos para aderir à automação industrial

Automação industrial
Autor: admin | Publicado: 19 novembro 2018

Em pleno século XXI, não há nada mais importante para as fábricas do que adotar sistemas de automação industrial. Desde aumentar a produção até a economia com funcionários, essa estratégia traz muitos benefícios ao desempenho de um negócio.

Cada setor de atuação têm as suas demandas e necessidades. A automação pode ser feita de diferentes formas ou até em etapas, mas o mais importante é que o sistema de produção tenha as ferramentas e os maquinários adequados para a produção.

Se alguns motivos para aderir à automação industrial são óbvios, outros podem te fazer refletir mais sobre o assunto. Por isso, listamos 5 motivos para você automatizar já o seu processo de produção!

1. Aumento e controle de produção

A adoção de máquinas permite que o sistema de produção seja acelerado e, consequentemente, gere mais retorno para o negócio. As máquinas conseguem fazer o trabalho de forma mais rápida que a mão de obra humana, o que traz melhorias consideráveis para o negócio.

Aos funcionários, fica o trabalho de controlar a produção, o que necessita de menor quantidade de pessoas pela maior facilidade da atividade. Os sistemas de automação industrial estão cada vez mais tecnológicos, operando com sistemas sensoriais e digitais.

2. Qualidade dos produtos e precisão nas etapas

A eficiência da produção também pode ser sentida pela qualidade dos produtos. O sistema das máquinas consegue maior precisão no ciclo de produção, gerando produtos com qualidade mais homogênea e satisfatória para o consumidor.

Os problemas de qualidade são reduzidos consideravelmente, porque as máquinas operam com melhor precisão em relação aos humanos. Com o maior controle da produção, a empresa consegue reduzir os erros de processo e as variáveis do ciclo industrial, aumentando não só a quantidade de produtos como também a qualidade.

3. Redução de custos

A economia no processo de produção pode ser notada em vários fatores. Além de diminuir os custos com mão de obra, é possível diminuir o desperdício dos materiais e produtos, ter melhor precisão da quantidade ou peso das unidades e uso inteligente de energia. Basta escolher o maquinário adequado.

4. Vantagem competitiva

Com o aumento de produção e a redução de erros de processo, os resultados e a qualidade dos produtos aumentam consideravelmente, o que traz vantagem competitiva para o negócio. O trabalho das máquinas reduz o ciclo de produção e disponibiliza mais capital para investimento, uma vez que permite a economia de investimentos.

5. Segurança

O trabalho das máquinas representa aumento de segurança para os funcionários, que não precisam mais correr determinados riscos na operação. Muitas máquinas são criadas já com normas regulatórias para garantir a qualidade e segurança no processo de criação, diminuindo as chances de acidentes no chão de fábrica.

Para os sistemas de produção que envolvem materiais de risco, a automação industrial favorece também o menor contato humano com esses produtos, gerando benefícios para a saúde dos funcionários.

Com todas essas vantagens, ainda resta dúvidas de por que você deve aderir à automação industrial no seu negócio? Entre em contato com a JHM Máquinas e faça uma consulta de como podemos te ajudar!