Em pleno século XXI, não há nada mais importante para as fábricas do que adotar sistemas de automação industrial. Desde aumentar a produção até a economia com funcionários, essa estratégia traz muitos benefícios ao desempenho de um negócio.
Cada setor de atuação têm as suas demandas e necessidades. A automação pode ser feita de diferentes formas ou até em etapas, mas o mais importante é que o sistema de produção tenha as ferramentas e os maquinários adequados para a produção.
Se alguns motivos para aderir à automação industrial são óbvios, outros podem te fazer refletir mais sobre o assunto. Por isso, listamos 5 motivos para você automatizar já o seu processo de produção!
1. Aumento e controle de produção
A adoção de máquinas acelera o sistema de produção, gerando consequentemente mais retorno para o negócio. Assim, as máquinas conseguem fazer o trabalho de forma mais rápida que a mão de obra humana, o que traz melhorias consideráveis para o negócio.
Aos funcionários, fica o trabalho de controlar a produção, o que necessita de menor quantidade de pessoas pela maior facilidade da atividade. Além disso, os sistemas de automação industrial estão cada vez mais tecnológicos, operando com sistemas sensoriais e digitais.
2. Qualidade dos produtos e precisão nas etapas
A qualidade dos produtos também reflete a eficiência da produção. O sistema das máquinas consegue maior precisão no ciclo de produção, gerando produtos com qualidade mais homogênea e satisfatória para o consumidor.
Os problemas de qualidade são reduzidos consideravelmente, porque as máquinas operam com melhor precisão em relação aos humanos. Com o maior controle da produção, a empresa consegue reduzir os erros de processo e as variáveis do ciclo industrial, aumentando não só a quantidade de produtos como também a qualidade.
3. Redução de custos
Diversas maneiras podem alcançar a redução de custos no processo de produção. Contudo, além de diminuir os gastos com mão de obra, você pode reduzir o desperdício de materiais e produtos, obter maior precisão na quantidade ou peso das unidades e usar a energia de forma mais eficiente. Para isso, basta escolher o maquinário adequado.
4. Vantagem competitiva
Vários fatores indicam economia no processo de produção. Além de diminuir os custos com mão de obra, é possível diminuir o desperdício dos materiais e produtos, ter melhor precisão da quantidade ou peso das unidades e uso inteligente de energia. Basta escolher o maquinário adequado.
5. Segurança
O trabalho das máquinas representa aumento de segurança para os funcionários, que não precisam mais correr determinados riscos na operação. Portanto, muitas máquinas são criadas já com normas regulatórias para garantir a qualidade e segurança no processo de criação, diminuindo as chances de acidentes no chão de fábrica.
Para os sistemas de produção que envolvem materiais de risco, a automação industrial favorece também o menor contato humano com esses produtos, gerando benefícios para a saúde dos funcionários.
Em resumo, com todas essas vantagens, ainda resta dúvidas de por que você deve aderir à automação industrial no seu negócio?
Entre em contato com a JHM Máquinas e faça uma consulta de como podemos te ajudar!