Certificado NR12 é importante na escolha de maquinário

Certificado NR12
Autor: JHM Máquinas | Publicado: 21 janeiro 2019

Você tem investido corretamente em maquinários na sua estação de produção? Uma ação fundamental na hora da aquisição é verificar a procedência e a qualidade do equipamento. Além de confiar em empresas de renome no mercado, você deve verificar se o produto vem garantido pelo certificado NR12 – Norma Regulamentadora número 12.

Esse certificado se baseia em uma norma do Ministério do Trabalho que busca inserir maior segurança na rotina de trabalho dos funcionários. Essa norma apresenta uma série de padronizações, como a regulamentação do uso das máquinas e as medidas de proteção. O objetivo é garantir a saúde e a integridade física dos operadores.

O certificado NR12 entra na mais extensa das leis trabalhistas do sistema brasileiro, o que por si já demonstra a sua importância e relevância. Ao focar de forma geral na questão da segurança, um detalhe que entra em consideração é a adequação da produção do maquinário para a instalação no chão de fábrica.

Exige-se que os equipamentos sejam montados de forma segura e a empresa fornecedora deve detalhar o ciclo de vida completo dos mesmos, desde a instalação, até as eventuais manutenções e enfim o descarte após chegar à inutilização.

É aí que se encaixa o certificado NR12 de maquinários. Uma vez que esteja tudo nos conformes, o produto pode ser adquirido com o certificado incluso na documentação.

O certificado NR12 é obrigatório?

Não, ainda não existe uma obrigatoriedade para as empresas adquirirem o selo NR12. A grande problemática é que a emissão do certificado exige um custo extra relativamente alto e, por isso, muitas empresas escolhem comprar equipamentos sem o mesmo.

Embora exista essa opção de dispensar o selo, é recomendável investir sim no certificado NR12, pois ele garante que a máquina será entregue com os dispositivos de segurança adequados. Dessa forma, os riscos de acidentes de trabalho diminuem e os processos se tornam mais seguros e eficazes para os trabalhadores e a própria empresa.

A redução dos riscos de acidentes é uma forma de evitar processos trabalhistas e afastamentos, favorecendo não só o bem estar dos funcionários como a economia e o ritmo de produção.

No setor de maquinários para embalagem, como seladoras, pesadoras e empacotadoras, poucas são as empresas que disponibilizam o certificado NR12. Essa é uma das vantagens para as fábricas que adquirem os produtos da JHM Máquinas, pioneira nesse tipo de maquinário.

Com o pioneirismo, a lógica é que as empresas possuam um responsável pela assinatura do selo. Essa função costuma ser de um engenheiro. Como a JHM Máquinas criou o conceito das seladoras, o certificado NR12 vem como opção na aquisição das máquinas.

Quer saber mais sobre a JHM Máquinas? Descubra por que seus produtos representam uma solução inteligente para as demandas de embalagem da sua empresa!