Não, ainda não existe uma obrigatoriedade para as empresas adquirirem o selo NR12. A grande problemática é que a emissão do certificado exige um custo extra relativamente alto e, por isso, muitas empresas escolhem comprar equipamentos sem o mesmo.
Embora exista essa opção de dispensar o selo, é recomendável investir sim no certificado NR12, pois ele garante que a máquina será entregue com os dispositivos de segurança adequados. Dessa forma, os riscos de acidentes de trabalho diminuem e os processos se tornam mais seguros e eficazes para os trabalhadores e a própria empresa.
A redução dos riscos de acidentes é uma forma de evitar processos trabalhistas e afastamentos, favorecendo não só o bem estar dos funcionários como a economia e o ritmo de produção.
No setor de maquinários para embalagem, como seladoras, pesadoras e empacotadoras, poucas são as empresas que disponibilizam o certificado NR12. Essa é uma das vantagens para as fábricas que adquirem os produtos da JHM Máquinas, pioneira nesse tipo de maquinário.
Com o pioneirismo, a lógica é que as empresas possuam um responsável pela assinatura do selo. Essa função costuma ser de um engenheiro. Como a JHM Máquinas criou o conceito das seladoras, o certificado NR12 vem como opção na aquisição das máquinas.
Quer saber mais sobre a JHM Máquinas?