Economia na indústria é vantagem de maquinários certos

Economia na indústria
Autor: JHM Máquinas | Publicado: 13 fevereiro 2019

O avanço da tecnologia é um grande aliado para qualquer mercado. Ela traz diversos benefícios, promovendo uma verdadeira transformação na cadeia de produção e favorecendo uma economia sem igual. Diante da oferta de tantos equipamentos para gerar um upgrade, é importante saber quais são os maquinários ideais para gerar essa economia na indústria.

A aquisição de máquinas que devem ser inseridas em um processo de produção ajuda a acelerar as etapas de uma empresa, deixando-as mais equilibradas e padronizadas. Cada setor possui uma necessidade diferente e é necessário avaliar e estudar as opções para ver o que compensa.

Nem sempre o valor investido consegue se pagar a curto prazo ou se mostra válido, então é importante analisar quanto tempo levará para esse investimento retornar. Além disso, uma máquina pode fazer sentido em uma produção de larga escala, mas se tornar um desperdício para indústrias de pequeno porte. Por isso, deve-se estudar se ela realmente é pertinente ou se será um custo desnecessário.

O maquinário indicado depende não só do setor, mas do perfil da empresa. O espaço, o tipo de produto e a demanda também influenciam na escolha. Mas como o equipamento permite economizar?

Diminuindo mão de obra

Uma das formas de alcançar economia na indústria é através da mão de obra.

A automação permite reduzir custos com o quadro de funcionários, já que a necessidade de operadores é diminuída. As máquinas fazem parte do trabalho que seria manual, justificando um custo menor com a mão de obra. Em um cenário de maquinário completo, normalmente basta um operador para controlar o processo.

Acelerando a produção

A automatização correta de uma fábrica acarreta em uma maior produção, o que é vantajoso para os resultados da empresa. A economia nesse ponto é garantida no tempo de produção, que é reduzido. Quanto mais rápida se torna a produção, maior será a quantidade de produtos disponível para vender e, consequentemente, maior será o lucro da empresa.

Reduzindo o desperdício

Existem máquinas que permitem reduzir o desperdício de ingredientes e produtos durante o processo. Em uma produção manual, a quantidade utilizada nem sempre será exata, podendo alterar na qualidade final ou gerar prejuízos.

Na etapa de embalagem, por exemplo, o uso de uma contadora ou pesadora automática é muito eficaz para empacotar produtos na tara exata. Isso já não acontece no processo manual: para evitar uma quantidade mais baixa do que a exigida por lei, costuma-se ultrapassar o peso ou quantidade dos produtos nas embalagens.

Além do desperdício de alimentos outra forma de economizar em um processo de produção é diminuir a necessidade de manutenção das máquinas.

Veja como o equipamento correto influencia nessa questão!