Seladora manual de produtos x seladora automática: entenda as diferenças!

Seladora manual vs seladora automática - jhm maquinas
Autor: admin | Publicado: 09 março 2020

Existem vários equipamentos para embalagens em uma produção, mas cada um tem as suas especificidades. No que diz respeito ao lacre, a selagem manual de produtos ajuda a lacrá-los para o envio aos estoques, mas quando é indicada a selagem automática?

Neste artigo, você conhecerá as vantagens de cada formato, suas aplicações e qual é a máquina mais indicada para o seu negócio. Confira a seguir!

Como funciona a seladora manual de produtos

Quando uma produção trabalha com uma seladora manual, a máquina se torna um alicerce de apoio aos funcionários, que são responsáveis pelo processo. São eles que realizam todas as etapas, mas têm o trabalho facilitado.

Desde o começo, é o colaborador que seleciona as embalagens para inserir as etiquetas e preencher com os produtos. Porém, a seladora permite que ele precise apenas passar a embalagem na máquina para fechá-la.

Entre as vantagens de uma seladora manual de produtos, o chão de fábrica ganha mais flexibilidade na produção e redução no custo da embalagem. Além disso, trata-se de máquinas de baixo custo.

E quais são as vantagens da seladora automática?

No caso da seladora automática, o processo ganha mais velocidade, pois a máquina é configurada já para fazer todo o trabalho, precisando apenas de um operador para acompanhar os processos.

A máquina tem uma esteira que se conecta ao processo de envase, recebendo diretamente as embalagens para realizar o lacre dos produtos. Como o processo é automático, a qualidade se torna padronizada, já que o lacre é feito de maneira uniforme para todas as embalagens.

Um dos fatores de destaque desse tipo de equipamento é a qualidade do fechamento, protegido contra riscos de abertura na logística. Além disso, traz um mecanismo interno de resfriamento e controle de temperatura na selagem entre 0 e 300ºC.

Como escolher a sua seladora de embalagens?

A escolha de máquina ideal depende principalmente do tamanho da sua produção. Por um lado, a seladora manual de produtos é econômica e resolve uma necessidade imediata. Porém, ela depende do trabalho humano para operar.

Em uma produção reduzida, ela pode ser satisfatória. Porém, se analisarmos uma fábrica com produção de larga escala, é preciso manter diversos funcionários operando várias máquinas. No final, o baixo custo de uma máquina se torna alto pela quantidade necessária, além dos gastos com os salários de uma equipe grande.

No caso da seladora automática, a fábrica é favorecida nesses aspectos. A máquina também precisa de um operador, mas ele serve apenas para realizar os ajustes e controles das configurações.

Não há necessidade de diversas unidades do equipamento, o que reduz também o esforço humano. Com isso, o processo se torna mais inteligente e a produtividade também aumenta. A máquina pode operar 24 horas por dia, em contraponto com uma máquina manual que depende das escalas de trabalho da equipe.

Outro fator é que a automação torna a selagem muito mais rápida e padronizada. Isso impacta em melhor qualidade, pois os riscos de falha no processo são muito menores. Já a força humana é falha e pode provocar desvios de qualidade com mais frequência.

As vantagens desses equipamentos para fábricas de larga escala são diversas. Se você quer investir nessa ideia, precisa conhecer a linha de seladoras automáticas da JHM, desenhadas com a máxima qualidade.

Entre em contato e descubra o que podemos fazer pelo seu negócio!