Automação industrial: Como melhorar a produção

Automação industrial
Autor: JHM Máquinas | Publicado: 02 maio 2018

Procurando dicas para melhorar e aumentar a produção da sua fábrica? Não tem forma melhor de fazer isso do que automatizar e modernizar os seus processos. A automação industrial aumenta a eficiência da produção, não só permitindo melhor rendimento como aumentando a segurança no trabalho.

Essa estratégia é capaz de suprir necessidades e deficiências de qualquer processo de produção, mas deve ser inserida com um bom planejamento. Não adianta investir em máquinas e dispositivos sem entender como eles afetarão a produção, pois nem todos os setores possuem as mesmas demandas de equipamento.

Dito isso, entretanto, algumas ferramentas para automação industrial são eficazes para quase todos os processos. Entre as várias formas de automatizar uma fábrica, apostar na adoção de softwares, dispositivos de rastreamento e equipamentos automáticos será sempre uma boa escolha.

Que tal descobrir as estratégias mais inteligentes para a sua produção? Separamos três dicas importantes de aplicações para a automação industrial que são peças coringas na otimização do processo e beneficiam o trabalho da sua equipe de funcionários. Confira a seguir!

1 – Controladores digitais

Vários processos são mais bem administrados com a ajuda de máquinas com softwares que comandam determinadas operações à distância. Um exemplo prático é o Controlador Lógico Programável, um computador muito usado na indústria por possuir um processador que realiza controle e suporte nos processos, sendo essencial nas produções de alto risco.

2 – Internet das coisas

A internet das coisas, também conhecida como IOT, é um processo em que objetos e máquinas ficam conectados na rede e permitem uma interação à distância. No cenário de um chão de fábrica, há alguns equipamentos muito interessantes que ajudam nos processos, como os beacons.

Os beacons são dispositivos inteligentes que emitem sinais por Bluetooth, permitindo interações em vários níveis. Nas fábricas, eles são importantes no rastreamento de objetos e pessoas, auxiliando no acompanhamento das fases de produção.

A automação industrial com os beacons ainda traz vantagens ao facilitar na identificação de falhas de processo rapidamente. Esse fator possibilita o rápido ajustamento e correção dos problemas, evitando danos maiores.

3 – Máquinas automatizadas

Substituir o trabalho manual por máquinas automatizadas permite concentrar os esforços humanos em outras atividades na produção, demandando ainda menor mão de obra. Em longo prazo – ou até em curto prazo, de acordo com o equipamento – é uma estratégia que se paga e se reverte em lucros, acelerando o processo.

Cada etapa possui um maquinário ideal para aumentar a produção, como é o caso da fase de empacotamento. Há equipamentos indicados para embalar os produtos de forma prática, desde os mais básicos até os mais completos. O que vai influenciar é o tipo de produção que a empresa utiliza.

Quer conferir os principais modelos de automação industrial para embalagem?

Baixe o nosso checklist
“Equipamentos de embalagem e produção em passo a passo”

e confira os formatos mais utilizados na indústria!