O mercado alimentício é caracterizado por um cenário altamente competitivo e, por isso, é preciso ter diferenciais para se sobressair à concorrência. Aumentar a produtividade é uma forma de ganhar mais espaço, mas como a indústria alimentícia pode conseguir esse objetivo?
A resposta está na automação de processos e a entrada na Indústria 4.0. Essa estratégia se baseia na adoção de equipamentos que permitem controlar a produção de forma inteligente, dando mais velocidade às etapas.
As máquinas automatizadas trazem vários benefícios para a indústria alimentícia. A seguir, você confere como elas podem ajudar a sua fábrica a se tornar mais produtiva!
Linha de produção em escala
Diante da necessidade de atender a demandas cada vez maiores, a forma mais eficiente de ter uma linha de produção em escala é introduzir máquinas automatizadas no chão de fábrica. Sendo assim, elas podem realizar trabalhos rotineiros e repetitivos com mais velocidade do que a força braçal, levando excelência para os processos.
Além de reduzir o desperdício de insumos, a automação leva uniformidade ao estoque dos alimentos. É possível controlar melhor vários detalhes, como a quantidade de matéria-prima utilizada e o peso das embalagens. Você ainda pode definir o fluxo de produção de acordo com a demanda.
Menor custo em longo prazo
Embora investir em máquinas automatizadas exija um valor elevado inicialmente, as empresas compensam esses custos em pouco tempo, levando a economias de longo prazo.
A melhoria do uso de insumos favorece os custos e a produtividade, já que reduz o desperdício. Isso leva a um estoque em maiores quantidades e, consequentemente, aumenta também os resultados nos negócios. Além disso, diminui os tributos ligados ao processo de produção.
Qualidade dos produtos
A sua produtividade também melhora devido à melhor qualidade dos produtos. As máquinas automatizadas mantêm o padrão de cada unidade produzida, seja na quantidade de matéria-prima utilizada ou na garantia da selagem uniforme das embalagens.
As seladoras automáticas dão mais segurança no fechamento dos produtos, com menos risco de defeitos ou abertura durante a logística.
Qualificação da equipe
Nos processos de automação, é importante que as equipes estejam preparadas para trabalhar com os equipamentos. Além disso as demandas de tarefas são alteradas e é preciso ter colaboradores no controle das máquinas.
Com o conhecimento adequado, eles podem focar em atividades mais estratégicas e de gestão. Portanto, além de diminuir a necessidade de mão de obra humana, o esforço é direcionado de uma forma mais produtiva.
Redução de acidentes
Os riscos de acidentes de trabalho são comuns no chão de fábrica. Eles não só podem levar a pagamentos de indenizações ao colaborador, mas também prejudicam o andamento da produção.
A adoção de máquinas automatizadas reduz drasticamente esses riscos, pois os próprios equipamentos realizam as atividades mais perigosas. As empresas deslocam a mão de obra humana para tarefas mais seguras, melhorando a qualidade de trabalho para todos e evitando problemas.
Viu como a automação é o melhor caminho para tornar a indústria alimentícia mais produtiva? Os benefícios refletem em várias pontas dos processos e aceleram a sua produção. Então não perca tempo: confira o portfólio da JHM Máquinas e veja o que nossos equipamentos podem fazer pelo seu negócio!
Confira o portfólio da JHM Máquinas