Como gerar redução de custos na produção em meio à pandemia

Autor: admin | Publicado: 07 janeiro 2021

A redução de custos na produção é o objetivo de todo negócio. Diante dos desafios que a pandemia da Covid-19 trouxe para os empreendedores, somente negócios bem preparados conseguiram se manter no mercado. Por outro lado, muitos precisaram se reinventar para criar novos negócios.

No improviso, muitos ainda têm dificuldade para manter o ritmo de produção. Para muitos, a mão de obra é limitada, principalmente no caso de empreendedores iniciantes que contam apenas com a família, por exemplo. Para outros, a dificuldade está na quantidade da demanda, que cresceu e se tornou elevada para a equipe dar conta.

Em ambos os casos, o principal desafio é conseguir manter-se em atividade sem ter que lidar com muitos gastos. Quer conhecer uma maneira eficaz de gerar redução de custos na produção nessa nova realidade pós-pandemia? Então acompanhe este artigo!

Entendendo o novo mercado: a demanda por higienização e qualidade

Durante a quarentena, os aplicativos de entrega se tornaram uma grande tendência na venda de produtos. Isso porque as pessoas ficaram impossibilitadas de irem ao mercado por motivos de segurança, para evitar a contaminação pelo coronavírus.

Apps como o iFood e o UberEats, por exemplo, expandiram seus negócios para atender também às demandas de mercado, em parceira com microempreendedores e pequenos mercados. Há também o James, mais específico para entrega de compras em mercados.

Enquanto isso, outros empreendedores criaram seus próprios sistemas de entrega. Porém, como a ideia é evitar o alastramento da Covid-19, muitos procedimentos de higienização precisaram ser adotados. Além da utilização de máscaras e álcool-gel, os produtos precisam ser embalados com cuidado, diminuindo os riscos de contaminação.

Nesse contexto, há uma maneira eficaz de evitar o contato humano nos processos ao mesmo tempo em que se consegue a redução de custos na produção: a automação a partir de máquinas altamente produtivas.

Como funciona a redução de custos na produção por meio da automação?

Para ter o seu negócio próprio funcionando com mais segurança para os consumidores, é necessário diminuir a manipulação dos produtos. Por isso, não poderia ser mais lógico utilizar máquinas para realizar etapas como a embalagem de alimentos ou até de produtos de segurança, como as máscaras.

Além da vantagem de maior higienização, as máquinas conseguem realizar várias tarefas de forma padronizada, devido a suas funcionalidades pré-programadas. Porém, no que diz respeito à redução de custos na produção, o foco está na menor quantidade de mão de obra necessária para manter o funcionamento do negócio.

Embora a aquisição de máquinas possa ter preços elevados, é um investimento que se paga em pouco tempo. As máquinas permitem que a produção possa ser aumentada com menos esforço, gerando mais resultados e renda. Você consegue inclusive focar mais na divulgação e expansão da sua carteira de clientes, já que tem mais tempo livre na produção.

Há diversos tipos de máquinas para a automação, mas uma das mais interessantes para a redução de custos na produção aliada à higienização é a empacotadora automática. Há modelos para diferentes tipos de necessidades, desde demandas pequenas a modelos completos para pesagem, contagem e datação de informações como envase e validade.

Nós da JHM Máquinas somos pioneiros nesse tipo de equipamento, especializados nos modelos mais diversificados. Conheça nosso portfólio e encontre a máquina empacotadora mais adequada para o seu negócio!