Formas combater o desperdício de produto

desperdício de produto
Autor: admin | Publicado: 15 julho 2019

O desperdício de produto é um problema muito sério na cadeia industrial. Além de deixar de abastecer diversas famílias, principalmente no setor alimentício, causa prejuízos para as empresas que trabalham na produção.

Há vários estudos que indicam inclusive a tendência de a superprodução chegar à escassez de alimentos no futuro. Esse cenário nos leva a repensar o modo de produção e os desperdícios realizados tanto na cadeia industrial como na forma de consumo.

Mas quais são os principais problemas que levam ao desperdício de produto e como combatê-los? Confira as dicas a seguir e melhore o ciclo produtivo das suas fábricas!

Evite defeitos

Os produtos com defeito são motivos consistentes no desperdício de produtos e matéria-prima na cadeia de produção. Eles levam ao descarte de materiais que poderiam ser aproveitados devidamente.

Isso acontece por erros de cálculos ou vencimento de matéria-prima. No caso dos alimentos, certificar-se de que os alimentos estão em dia com a validade e são de qualidade é uma forma de evitar esse tipo de problema. Já para os produtos não perecíveis, verificar os moldes de produção pode ser uma medida de cautela.

Produza em escala adequada

Quando a sua fábrica produz uma demanda além do necessário, os produtos que sobram acabam sendo descartados. Com isso, o desperdício se torna uma realidade, bem como o prejuízo.

Tomar cuidado com superprodução e excessos pode ajudar a evitar gastos desnecessários e melhorar a escalabilidade da demanda. O lucro é sempre importante, mas se você produzir em escalas além do normal, isso pode levar para o caminho contrário, fazendo você perder dinheiro.

Atente-se para o transporte

A etapa de produção é importante para evitar o desperdício de produto, mas a logística também precisa ser realizada com cuidado, principalmente no caso dos alimentos e remédios.

Esses são alguns dos produtos que exigem um transporte adequado. Você deve se atentar para questões como temperatura, iluminação, embalagem e salubridade, pois são fatores que influenciam na validade e na perenidade dos produtos.

Cuidado com o estoque

Se o estoque leva em consideração a quantidade de produtos, ele pode gerar desperdício pela quantidade exagerada, mas também pelas condições de armazenamento. Assim como no transporte, a adequação dos produtos requer cuidados em relação à temperatura e iluminação.

Controlar a forma como o seu estoque é armazenado faz a diferença na hora de aumentar a validade, diminuindo o desperdício de produto.

Utilize equipamentos inteligentes

Nada mais recomendado para evitar prejuízos do que contar com os melhores equipamentos na escala de produção. Isso inclui desde refrigeradores adequados para o estoque até máquinas inteligentes para ajustar a quantidade de matéria-prima e produto embalado.

Na etapa de embalagem, por exemplo, é comum que haja sobra de produto ou descarte por falhas na medição da quantidade, mas com empacotadoras e pesadoras automáticas adequadas, esse problema é resolvido em dois tempos!


Se você se interessou em melhorar a tecnologia no chão de fábrica, confira o portfólio da JHM Máquinas e confira como nossos equipamentos podem ajudar a reduzir o desperdício de produto!