Como começar uma produção, preciso de equipamentos?

começar uma produção
Autor: admin | Publicado: 18 julho 2019

Existem vários tipos de produção e, para cada um deles, uma necessidade diferente. Para começar uma produção, os equipamentos podem ser dispensados para focar em manufatura, mas o processo vai ser demasiado lento e moroso. Você vai ter mais dificuldade em relação à quantidade disponível no estoque, que será menor.

O ideal é contar com uma produção escalável e isso só é possível com os melhores equipamentos para fazer acontecer. Por isso, separar um valor de orçamento destinado às tecnologias é uma estratégia inteligente.

Seguindo as tendências de mercado, os empresários já estão atentos a essa necessidade, como mostram os dados da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ). Mas como realizar o processo de implantação para começar uma produção inteligente? Confira algumas dicas!

Faça uma análise aprofundada do negócio

Antes de começar uma produção, você precisa entender quais são as necessidades do seu negócio e como as máquinas podem ajudar. Nesse sentido, vale a pena sondar a concorrência, entender como ela trabalha e verificar como os processos são executados.

A expertise do negócio ajuda a planejar o que será necessário e quais são os equipamentos mais importantes, buscando realizar investimentos sólidos, justificáveis e eficazes. Lembre-se de que os investimentos em máquinas se pagam em longo prazo, mas devem ser feitos com inteligência em máquinas que realmente acelerem a produção!

Estabeleça relacionamento com os fornecedores

Você não pode simplesmente comprar as máquinas e colocá-las na sua cadeia de produção. É importante desenvolver um laço de confiança com os seus fornecedores, porque eles podem te ajudar em longo prazo.

Fidelizar-se com empresas de maquinários é uma estratégia que ajuda muito na hora de buscar manutenção, substituição e até compra de novos equipamentos. Você pode realizar investimentos mais econômicos e conseguir descontos pelo bom relacionamento!

Verifique a certificação do equipamento

Máquinas com certificado são sinônimos de boa qualidade. Ao investir no seu equipamento, você deve procurar empresas que disponibilizem a opção de adquirir os certificados, porque eles trazem mais segurança para a produção.

Os selos proporcionam garantia, uso correto do maquinário, integridade dos funcionários e uma produção mais eficiente. Além disso, esse tipo de investimento facilita na adequação às normas da Anvisa e outras regulamentações.

Entenda as funcionalidades das máquinas

Digamos que você busque uma máquina para embalagens. Mas você sabe se está fazendo o investimento correto? Entenda qual é a capacidade de produção, a qualidade proporcionada e as funcionalidades do produto que você adquire.

Você sabia, por exemplo, que há máquinas para embalagem que podem realizar pesagem e inserir datas de validade? De acordo com a sua necessidade, vale a pena investir em um equipamento mais completo, que será mais estratégico para a produção.

Se você adquirir equipamentos da maneira adequada, vai ser mais fácil para começar uma produção. Ela vai ser mais acelerada e não vai precisar se preocupar se o investimento vai se pagar ou se tornar prejuízo no futuro!

Confira como a automatização pode acelerar a sua produção!